20 anos depois
20 anos depois

Até o próximo dia 20 de outubro, de terça a domingo, às 20h, (sem sessões nas segundas e quintas-feiras), a Estação Cultura, em Campinas, recebe a temporada do espetáculo “Agora e na hora de nossa hora”, solo de Eduardo Okamoto com direção de Veronica Fabrini.

A temporada em Campinas acontece vinte anos depois da Chacina da Candelária, quando, na madrugada do dia 23 de julho de 1993, oito meninos de rua foram assassinados no Rio de Janeiro.

A temporada de 10 sessões gratuitas registra o marco histórico e provoca: fomos capazes, como povo, de amadurecer um projeto social diverso daquele que assassinou crianças e adolescentes nos arredores da Candelária? Neste contexto, o conjunto de apresentações do espetáculo, na Estação Cultura, constitui ato performático (experiência estética e político-social).

O espetáculo traz a história de Pedrinha, personagem interpretada por Eduardo Okamoto, um sobrevivente da Chacina da Candelária. Escondido sobre a banca de jornal, ele assistiu ao assassinato de oito meninos de rua. Ao narrar os acontecimentos da madrugada, Pedrinha revela uma sociedade que nega até a morte a existência desses menores.
“Agora e na hora de nossa hora” coloca no centro da cena a “cidade invisível”. Todos os dias passamos por ela, mas não a percebemos. Nessa cidade, vivem meninos de rua e também mal os notamos. A cena recria o cotidiano de um desses meninos: um sobrevivente que luta, ama, se esconde, fuma crack, vive. A trajetória de Pedrinha se desenrola de maneira delicada, poética, acompanhada de viola erudita.

O processo de criação do espetáculo incluiu a realização de oficinas de circo com crianças e adolescentes, moradores de rua, do projeto “Gepeto” – parceria entre a Ong ACADEC e o CRAISA, em Campinas. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

TEMPORADA DE “AGORA E NA HORA DE NOSSA HORA” – Eduardo Okamoto
De 08 a 20 de outubro de 2013, de terça-feira a domingo, às 20h (não há sessões às segundas e quinta).
Local: Estação Cultura
Endereço: Rua Marechal Florreano, s/n (Antiga Estação Fepasa)
Telefone: (19) 3705.8002
Entrada franca com distribuição de ingressos 1h antes

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e atuação: Eduardo Okamoto
Direção: Verônica Fabrini
Textos adaptados: Juan Rulfo, Hélio R. S. Silva e Cláudia Milito, Eduardo Evaristo de Miranda, relatos de crianças e adolescentes em situação de risco social, noticiário sobre a Chacina da Candelária, Realidade Cruel, passagens bíblicas, hinos cristãos e umbandistas.
Assistência de direção: Alice Possani
Pesquisa e execução Musical: Paula Pi
Música: “Bachianas Brasileiras no 5”, de Heitor Villa Lobos
Treinamento de ator: LUME Teatro
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Fotografias do programa: Jordana Barale
Fotografias de divulgação: João Roberto Simioni e Jordana Barale
Orientação: Suzi Frankl Sperber e Renato Ferracini
Projeto gráfico e expográfico: LuOrvat Design
Equipe de apoio: Carlos Eduardo S. Ramos, Lucas Marcondes e Tess Coelho
Produção Executiva: Bruno Lélis
Direção de Produção: Daniele Sampaio