A engenheira de alimentos da Unicamp Alessandra Bugatte Palazzo,  responsável por desenvolver na Universidade um chocolate a partir da soja, sem açúcar e com baixas calorias, garante que o chocolate é saboroso e derrete na boca.  O desenvolvimento do chocolate foi resultado da pesquisa de doutorado conduzida junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e divulgado pelo site da própria universidade. O trabalho também foi publicado no Journal of Sensory Studies, revista científica de impacto na área de análise sensorial.

Alessandra
Alessandra Bugatte Palazzo

Alessandra realizou  avaliações com 120 consumidores acostumados com o chamado chocolate padrão para verificar que o sabor do chocolate de soja agradava o paladar. “O nosso produto também foi analisado por equipes treinadas em testes sensoriais. As análises mostraram resultados bastante satisfatórios. A formulação apresentou, de modo geral, as mesmas características com as quais o consumidor está acostumado quando come o chocolate convencional”, revelou Alessandra Palazzo.

Segundo a pesquisadora, o produto é voltado tanto para consumidores com intolerância à lactose, que é o açúcar predominante do leite, como para aqueles que têm alergia à proteína do leite. A formulação também é isenta de sacarose, um tipo muito comum de açúcar e altamente calórico. “Portanto, este chocolate é indicado para pessoas com qualquer problema de metabolismo, como obesos e diabéticos, ou simplesmente para aqueles que desejam controlar o peso,”, disse.

O chocolate de sojo é considerado diet, por não conter açúcar, e também light, por ter baixa quantidade de calorias. “Quando há uma redução calórica maior do que 25% em relação ao produto existente no mercado, ele pode ser considerado light. No nosso caso, obtivemos em todos os chocolates formulados uma redução calórica em torno de 28%. Por todas estas características, possivelmente este tipo de chocolate não existe no mercado”, afirmou. (Da Rede CartaCampinas, com informação de divulgação)