Com organização de Maria Betânia Amoroso e Paulo Sérgio de Vasconcellos, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, promove neste mês de setembro, no Miniauditório do Instituto, a programação de filmes “Pier Paolo Pasolini, nosso contemporâneo”.

O escritor e cineasta italiano produziu filmes conhecidos por criticar a estrutura do governo da Itália fortemente ligado às tradições católicas e, por isso, marcado por ideias conservadoras e práticas de alienação junto à sociedade. A ideia do homem moderno capaz de desestruturar as relações sociais também foi abordada em alguns de seus filmes, como Teorema. Foi diretor dos filmes que compõem a Trilogia da Vida, com conteúdo erótico e político. O erotismo de seu cinema teria sido, posteriormente, classificado simplesmente como pornográfico pela indústria cultural, o que fez com que o cineasta renegasse a trilogoa tal como foi recebida pela indústria do cinema.

Além do caráter erótico, seus filmes trazem certo exotismo pelas diferentes paisagens e cenários. A Índia, a Palestina, as tragédias antigas, como a Oréstia, de Ésquilo, sempre atraíram o cineasta. Sua trilogia, por exemplo, foi filmada no Nepal, na Etiópia, na Índia, no Irã e no Iêmen. O proletariado italiano e suas questões também estiveram entre os temas de seus filmes, caso de Accattone, de 1961, o primeiro filme a ser exibido pelo IEL na programação que celebra o cineasta.

Depois virão “O evangelho segundo São Mateus”, “Mamma Roma”, “Gaviões e Passarinhos”, “Pocilga”, “Comizi d’amore”, “Os contos de Canterbury” e “As mil e uma noites”. (Rede CartaCampinas)

Veja na foto a programação completa:

download