Foto: Divulgação
As questões kafkianas da opressão burocrática, da justiça e da condição humana sob o olhar do cinema

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) exibirá a “Semana Kafka” em homenagem ao escritor austro-húngaro. Ao todo quatro filmes serão exibidos: a versão russa e alemã do clássico “A Metamorfose”, além de “O Processo”, de Orson Welles, e “O Castelo”, com direção de Michael Haneke.

A curadoria do evento, com entrada gratuita para todas as sessões, é de Priscila Salomão.

As duas versões de “A Metamorfose” abrem a “Semana Kafka”. A emblemática história do escritor na qual um homem acorda e se vê transformado em um inseto, que serviu de inspiração para cineastas, pintores e tantos outros escritores, é, antes de tudo, uma redescoberta da própria condição humana, que provoca desde uma náusea profunda, típica do confronto consigo mesmo em sua inevitável fragilidade, até uma incrível sensação de liberdade primitiva que sucede o duro período de amadurecimento.

As outras duas obras de Kafka que terão adaptações exibidas na Semana, “O Processo” e “O Castelo”, trazem o tom kafkiano do mistério, das densas sombras que percorrem as suas narrativas, e se encontram no tema da opressão burocrática que, no caso do primeiro livro se desenvolve no contexto da justiça, e no segundo, no mundo do trabalho. Em todos os escritos kafkianos está sempre o homem moderno como uma peça que vai sendo deslocada, sem saber muito bem o porquê, em um grande e ilógico quebra-cabeça. (Redação CartaCampinas com informações de Deborah Duarte)

* Franz Kafka
Nascido em Praga em 3 de julho de 1883, esteve na cidade durante todos os seus 40 anos da vida, período em que a atual capital da Hungria pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, cresceu sob influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã. Formado em direito, fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Suas obras abrigam leituras relacionadas à condição do ser humano moderno. O olhar “kafkiano” é direcionado à coisas como a opressão burocrática de instituições, a “justiça” e a fragilidade do homem frente a problemas cotidianos (Texto de Divulgação)

Semana Kafka

“A Metamorfose”
Direção: Jan Nemec
País/ Ano: Alemanha/ 1975
Gênero: Drama
Fotografia: Colorido
Duração: 55 min
Data: 29 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h

“A Metamorfose”
Direção: Valeri Fokin
País/ Ano: Rússia/ 2002
Gênero: Drama
Fotografia: Colorido
Duração: 90 min
Data: 30 de agosto, sexta-feira
Horário: 19h

“O Processo”
(fr: Le procès)
É uma co-produção europeia (França, Itália – Il processo, Alemanha Ocidental – Der Prozess, e Iugoslávia) de 1962 Direção: Orson Welles.
Este filme é uma adaptação bastante fiel do romance O Processo, de Franz Kafka
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: 16h

“O Castelo”
(Das SchloB, 1997)
Alemanha/Áustria, 123 min, DVD
Direção: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke, a novel by Franz Kafka
Empresa Produtora: Wega Film
Distribuição: Les films du Losange
Elenco: Ulrich Mühe, Suzanne Lothar, Frank Giering, Felix Eitner, Nikolaus Parvia, André Eisemann
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: 19h30

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares

Mais informações em: http://miscampinas.com.br/programacao_111-semana_kafka.htm