eurethia_elogio-a-loucura-mis-campinasInspirando-se no texto de Erasmo de Rotterdam, O Elogio da Loucura, a Cia. ParaladosanjoS conta a história de um dia na vida de um homem preso em seu mundo, que faz pássaros de papel e inventa paisagens na expressão de sua loucura. A montagem da peça, que discorre sobre os temas da loucura e do cárcere, é inovadora por diversos motivos.

Primeiro pelo uso do espaço. A peça acontece percorrendo diversos cômodos e ambientes do Palácio dos Azulejos, em Campinas. O público acompanha os atores pelos diversos ambientes e a narrativa vai acontecendo de acordo com eles em uma troca do ator com o espaço e do espaço com a história.

Além da mudança constante de cenário, a peça também usa recursos diferentes na montagem, como a exploração de técnicas de acrobacia aérea associadas ao fazer teatral. Em muitas cenas, o ator fica a mais de 6 metros de altura equilibrado em cordas indianas.

As litografias de Goya também influenciaram a montagem. As formas representadas pelo artista, muitas vezes profundamente impregnadas pela loucura, com personagens animalizados, elevados ou em constante movimento, serviram para montar conceitos de “dança corporal” e “mímises-corpórea”.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira (23/08) e no sábado (24/08) às 19h e a entrada é gratuita. (Redação CartaCampinas)

Euétheia, Um Elogio à Loucura
Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
23 e 24 de agosto
19h
Entrada: gratuita