Cena de "A noite americana"
Cena de “A noite americana”

Sob curadoria de Ricardo Pereira, diversos ciclos de cinema acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Dentre eles está o ciclo “Cinema e Literatura”, que leva ao público adaptações cinematográficas de conhecidos romances da literatura brasileira e estrangeira, e também o ciclo “Aula de Cinema” com filmes importantes que marcaram e influenciaram a história do cinema.

A cuidadosa escolha dos filmes sempre revela uma ótima oportunidade de contato com produções de linguagem artística, beleza estética e questionamentos sobre a vida e a sociedade. (Redação Carta Campinas)

Dia 17 de Agosto, 16h
MATAR OU MORRER
Direção de Fred Zinnemann

Gary Cooper é Will Kane, um xerife que vive momentos de grande tensão em pleno dia de seu casamento com a bela Amy, interpretada por Grace Kelly. Com sede de vingança, bandidos que Will havia prendido ameaçam retornar ao local até ao meio-dia para matá-lo. O tempo passa e o xerife tenta conseguir ajuda, mas todos se negam. Oscars de melhor ator, montagem, trilha musical e canção. EUA, 1952. Preto e Branco, 85 min. AULA DE CINEMA.

Dia 24 de Agosto, 16h
A NOITE AMERICANA
Direção de François Truffaut

A Noite Americana é um filme sobre a realização de outro filme, Je Vous Presente Pamela. Além de se observar os bastidores, ainda se vê o diretor François Truffaut atuando. A história acompanha a loucura das filmagens e os problemas das vidas particulares dos envolvidos. O título refere-se à técnica de iluminação para simular a noite na filmagem durante o dia. Recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1974. França/Itália, 1973. Colorido, 115 min. AULA DE CINEMA.

Dia 7 de Setembro, 16h
A MÁQUINA DO TEMPO
Direção de George Pal.

Final do século XIX. George (Rod Taylor) é um cientista que, cansado da ignorância de seu tempo, decide construir uma máquina do tempo. Ele sonha em conhecer o futuro, onde acredita que encontrará a paz entre os homens. Porém, ao conseguir realizar a viagem, George se surpreende com o que encontra. A raça humana está dividida em duas, sendo que na superfície as pessoas são pacíficas e nos subterrâneos elas são deformadas e canibais. Para retornar à sua época George precisa ir até os subterrâneos, já que sua máquina do tempo está com o povo que lá vive. Baseado no romance homônimo de H.G. Wells. Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais. EUA, 1960. Colorido, 103 min. CINEMA & LITERATURA.

Dia 14 de Setembro, 16h
A ROSA PÚRPURA DO CAIRO
Direção de Woody Allen.

A pacata dona-de-casa Cecília (Mia Farrow) encontra no cinema a fuga de sua dura realidade, que envolve a Grande Depressão Econômica e um cruel e vagabundo marido que vive às suas custas. O longa que a mulher mais assiste é A Rosa Púrpura do Cairo e, durante uma das inúmeras sessões que ela estava presente, o protagonista do filme (Jeff Daniels) sai da tela para conhecer e encontrar aquela misteriosa mulher que assistiu tantas vezes o mesmo filme. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. EUA, 1985. Colorido, 82 min. AULA DE CINEMA. (Texto de Divulgação)

Veja link para cena de “Matar ou Morrer” (1952), de Fred Zinnemann.